sábado, 5 de maio de 2012

TRANSPEACHES


Por Leonardo de Carvalho Prozczinski 

Peaches é o tipo de artista definida pela estética e, principalmente, pela atitude. Logo em seu primeiro álbum, no longínquo 1995, a canadense mostrou com ousadia e palavras de baixo calão qual era o seu objetivo: causar. Porém, os seus trabalhos subsequentes não tiveram o mesmo impacto e a artista parecia estar perdendo o foco. Isso aconteceria até 2009, quando lançou I Feel Cream, produzido por ela em conjunto com Soulwax, Digitalism (!) e Simian Mobile Disco.


Ao contrário dos discos anteriores, Peaches produziu I Feel... de forma coerente do início ao fim, mesmo variando entre faixas de “electroclash” e “pop”. Obviamente, a artista mantém o sexo como a vaselina de suas engrenagens. Nenhuma outra faixa poderia abrir melhor o álbum, senão Serpentine, com a acidez característica da cantora. Logo após, Talk To Me, tida pela Pitchfork como “uma das melhores músicas da carreira de Peaches”, mostra um lado novo da cantora, mais emocional, que fica mais evidente em Lose You

Em se tratando de Peaches, essa “melosidade” logo teria que dar espaço a algo mais expressivo. E assim aparece More, uma das faixas mais pesadas do disco: enquanto a artista entoa “parece que você tem um pouco mais do que pediu”, aparecem sintetizadores e demais efeitos eletrônicos confusos. Já Mommy Complex é fantástica, aliando os dois estilos predominantes do disco, a mente pervertida da cantora e uma batida viciante. 

Peaches tem produzido diversas parcerias com ao mais variados gêneros. Numa delas, aparece como convidada na música Alligator_Aviator_Autopilot_Antimatter, do disco Collapse Into Now, de 2011, do grupo R.E.M. Recentemente, a cantora esteve no Brasil, no festival Lollapalooza, e mostrou estar mais viva do que nunca. Sendo uma das grandes influentes do pop contemporâneo, Peaches recupera neste último álbum algo que havia perdido: a imprevisibilidade. Ela está de volta ao jogo, e agora resta esperar quando veremos seu próximo trabalho.





Peaches – iTunes
Peaches – Official Website
Peaches – Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário