quinta-feira, 28 de junho de 2012

O EXCÊNTRICO E SUBAQUÁTICO ROCK INGLÊS

Por Deloan Mattos Perini


Um dos nomes mais admirados do novo cinema americano, o filósofo e cineasta Wes Anderson confere às suas obras uma estética própria, criando assim um universo cinematográfico fascinante e singular. Produtor, ator, diretor e roteirista, produziu desde curtas e longas metragens até os conhecidos filmes Os Excêntricos Tenenbaums (The Royal Tenenbaums, 2001), que foi indicado ao Oscar de melhor roteiro original - na parceria com o ator Owen Wilson; A Vida Marinha com Steve Zissou (The Life Aquatic with Steve Zissou, 2004); O Fantástico Sr. Raposo (Fantastic Mr. Fox, 2009) e seu último trabalho, Moonrise Kingdom (2012), que inaugurou a 65º edição do Festival de Cannes.

Anderson é conhecido também por seu envolvimento em toda composição do filme, com atenção especial para as trilhas sonoras (normalmente irônicas). O cineasta apresenta uma estética similar em seus filmes: cinematografia metódica (uso de cores primárias); miscigenação social entre seus personagens; combinação entre humor seco e personagens comoventes, proporcionando diferentes interpretações de uma mesma cena. Em suas obras, a característica trilha sonora é representada pelo estilo popular e o rock (em especial o rock clássico britânico).


Wes

No filme Os Excêntricos Tenenbaums, a trilha sonora, repleta de rock dos anos 60’ a 90’, traz a música original de Mark Mothersbaugh e também, antiguidades como Clash, Ramones, Bob Dylan, Nick Drake, Velvet Underground, Nico e outros. As faixas não fariam sentido sem o contexto das cenas produzidas por Anderson e sua edição - a variedade de cortes e o roteiro afiado resultam em uma composição harmônica de música e cinema.

Algo semelhante acontece no longa A Vida Marinha com Steve Zissou. A trilha sonora escolhida por Anderson conta com várias faixas de David Bowie (como Rebel Rebel, Starman, Rock & Roll Suicide, Queen Bitch e Life on Mars), interpretadas na voz de Seu Jorge, em português, estilo bossa nova. O convite de Anderson para o brasileiro surgiu após seu trabalho em Cidade de Deus, que garantiu um álbum solo de sua empreitada com Anderson/Bowie. Além das canções de Bowie, a trilha sonora conta com The Stooges (Search And Destroy), Devo (Gut Feeling), The Zombies (Way I Feel Inside), Scott Walker (30 Century Man), entre outros.

Diferente da maioria de seus filmes, em maio desse ano, o cineasta lançou Moonrise Kingdom (2012). Na trilha sonora, recentemente divulgada, destacam-se as músicas clássicas com a participação da Filarmônica de Nova York, Leonard Berstein, Hank Williams e Françoise Hardy.

Seu Jorge - Bowie para Wes Anderson:




E Bowie, o arquivo:



Wes Anderson - IMDb
Moonrise Kingdom - iTunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário