terça-feira, 10 de abril de 2012

ONDE VIVE KAREN O.?

Por Deloan Mattos 

Para continuar a falar de trilhas sonoras, o Sines escolheu o longa Onde Vivem os Monstros (Where the Wild Things Are, 2009), dirigido por Spike Jonze. O filme é uma adaptação do livro de mesmo nome escrito por Maurice Sendak (1963), que conta a história de Max, uma criança criativa e de imaginação fértil, porém, com alguns problemas afetivos. Após uma briga com a sua mãe, ele acaba fugindo de casa e ingressando em um mundo imaginário repleto de monstros estranhos com comportamentos inesperados. 

Cena do filme de Jonze

A trilha sonora do filme é composta por treze canções que acompanham os sentimentos demonstrados ao longo do filme: angústias, medos, nostalgia, alegrias e aventuras vividas por Max. Com exceção da faixa Lost Fur, de Carter Burwell, tradicional compositor de trilhas sonoras, as músicas foram retiradas do álbum Karen O. and the Kids. A vocalista da banda nova iorquina Yeah Yeah Yeahs (Karen O.), muito diferente de seu trabalho original, gravou músicas que exaltam o espírito infantil e a pureza musical através de instrumentos e vozes suaves, cantando ao lado de crianças. Entre as principais canções que compõem a trilha sonora, merecem uma audição a música tema do filme, All is Love, e a Worried Shoes.  A primeira possui um ritmo empolgante bem marcado com a presença de instrumentos variados, bateria com pratos estridentes e vozes infantis que beiram a desafinação ao cantar com tanta energia. Na segunda canção, bem mais calma que a primeira, os sentimentos de preocupação, insegurança e arrependimento parecem mover a melodia e evidenciar a voz de Karen O., que é sutilmente acompanhada pelo piano.






A trilha sonora se encaixa perfeitamente ao filme. A energia e a sutileza presente nas canções de Karen O. e Carter Burwell, tornam o longa ainda mais interessante e surpreendente. Abaixo um pouco mais sobre a trilha: 


Where the Wild Things Are  - iTunes

Where the Wild Things Are  - IMDb  




Nenhum comentário:

Postar um comentário