quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Oh, Karen O. (!!!)

Quem viu "Where de wild things are" (traduzido aqui por "Onde vivem os monstros"), o último e injustiçado filme de Spike Jonze, deve se lembrar de uma trilha sonora impecável, com uma voz doce de mocinha amalgamada à voz do protagonista do filme, o adorável menino-problema que vira rei da Terra dos Monstros.

Considerações sobre o filme à parte - falaremos dele, ainda -, é sobre a voz da mocinha e sobre sua banda que se pretende traçar comentários, prestidigitar elegias, fazer empolgar. A mocinha, pois, é Karen O., vocalista e front woman da banda de art-punk (esse pastiche de punk) Yeah Yeah Yeahs, cujo último álbum, "It's blitz" (2009), merece até hoje todas as considerações.

Yeah Yeah Yeahs

Terceiro disco do Yeah Yeah Yeahs e surgido após o sucesso de "Show your bones" (2006), o "It's blitz" aventura-se por uma mistura inusitada de punk-rock com pitadas ácidas e nada edulcoradas de pop music. O fato é que, faixa a faixa, o cd é praticamente imbatível no filão em que se insere.

Primeiramente, porque fez surgir os clipes mais intertextuais dos últimos tempos: "Zero" debocha do fracasso na noite, rompendo a alegria dancer de John Travolta; "Heads will roll", pouco antes da morte de Michael Jackson,  brinca de "Thriller"; finalmente, "Skeletons" evoca um clima Siouxsie and the Banshees, devidamente tomado dos soturnos rocks dos 80.

Depois disso, o álbum ainda permanece insolitamente cheio de (incríveis) surpresas, com destaque para a terceira faixa, a balada das baladas "Soft Shock" ("in your room, in my room) e a desesperada & doida persona que aparece em "Hysteric", que esse blog pensa ser o melhor de todo cd - foi a primeira música que Karen O. e sua trupe trouxe à lume.

Por tudo isso e pelo que esquecemos de mencionar, corra pra vitrola e deixe "It's blitz" girar até o fim.

Yeah Yeah Yeahs - iTunes

Yeah Yeah Yeahs - MySpace

Yeah Yeah Yeahs -Live at Later (2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário