terça-feira, 23 de novembro de 2010

Um hóspede nada secreto

Ao se digitar o nome "Miguel Sanches Neto" no Google, o "pesquisador" vai encontrar mais de 93000 resultados, de resumos de livros a blogueiros, de twitter a artigos, da revista Veja até os documentos institucionais da UEPG ou da Imprensa Oficial do Paraná.

Miguel Sanches Neto



Reconhecido atualmente como um dos nomes em ascensão do cenário literário brasileiro, Miguel se tornou célebre a partir do seu romance, com ares de "Nova Autobiografia", "Chove sobre a minha infância". No livro, Sanches Neto se apropriou de um gênero caro ao romance contemporâneo e, ao construir uma biografia ficicionada, não apenas comoveu mas problematizou a constituição da autoria, à Foucault. Dito de outro modo, a narrativa em primeira pessoa do "Chove..." brincava com a categoria "autor", trazendo à tona as memórias de um Miguel Sanches como parte constitutiva do discurso literário.

Aliás, é o mesmo discurso literário tornado ficção  e mímeses desconstruída que fez a alegria dos críticos e polemistas de plantão nesse ano, quando Miguel - esse paranaense do interior - lançou "Chá das Cinco com o Vampiro" (Objetiva, 2010), narrativa cujos "personagens"  permanecem flertando com algo como "a realidade" - nesse caso, a figura do "autor" é novamente discutida (e criticada), via Dalton Trevisan.

Se  esse "Chá..." tem sido objeto de acaloradas discussões e há um blog do autor para rediscutí-las, ponderá-las e  desmistificá-las - o http://chadascincocomovampiro.blogspot.com- , o interessante é que Sanches Neto é, naquela dita vida cotidiana, um a espécie de Heidegger com seu "cuidado" - "Sorge"- para com a literatura. Professor de Literatura Brasileira, é ele o responsável por fazer muitos acadêmicos se debruçarem  nas leituras de Rosa, Lispector, Dias e afins. Miguel, nesse caso, é aquele professor paciente e seríssimo, que não se cansa de falar e solicita ouvir. Do tipo difícil e inesquecível.

E Miguel Sanches Neto, esse paranaense e professor de Literatura, esse autor  e crítico literário célebre, esse tornado polemista, estará participando do Sinestésicos nessa quinta-feira, às 19 horas. É ele que abre a segunda etapa da programação e, cheios de orgulho e com a responsabilidade dos anfitriões, convidamos e esperamos os também polemistas-entusiastas-autores-leitores-professores-alunos a ouvirem e participarem desse encontro, esse "chá"-café-literário com o professor Miguel.



O Serviço:

CONVERSA COM O AUTOR MIGUEL SANCHES NETO E EXIBIÇÃO DO CURTA "HÓSPEDE SECRETO", BASEADO EM SUA OBRA.

QUINTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO, ÀS 19 HORAS

LOCAL: MINI-AUDITÓRIO DO SEMINÁRIO, AO LADO DA UFFS.

A INSCRIÇÃO É FEITA NO LOCAL E DÁ DIREITO A CERTIFICADO DE EXTENSÃO.



Para saber mais sobre o Miguel Sanches Neto:

Releituras

Folha de São Paulo

Revista Veja

Twitter

GloboNews

Livraria Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário