Por Deloan Mattos Perini
A ex-atriz, roteirista e cineasta novaiorquina Sofia Coppola iniciou sua carreira no cinema com apenas alguns meses de idade, atuando em O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972), clássico de seu pai. Mesmo se envolvendo precocemente com as câmeras, nunca deixou de lado seu amor pela música, levando essa relação para dentro de seus filmes através das trilhas sonoras.
Coppola estreou como diretora em As Virgens Suicidas (The Virgin Suicides, 1999). Foi vencedora do Oscar e do Globo de Ouro com Encontros e Desencontros (Lost in Translation, 2003) e a primeira mulher americana a ganhar o Leão de Ouro no Festival de Veneza com o filme Um Lugar Qualquer (Somewhere, 2010), que contou com faixas da banda francesa Phoenix em sua trilha sonora. A cineasta, casada com o vocalista da banda, Thomas Mars, sempre gostou das músicas Love Like a Sunset Part I e Love Like a Sunset Part II e solicitou à banda que fizesse músicas semelhantes para o filme. A trilha ainda conta com Foo Fighters, The Police, T. Rex, Kiss e Julian Casablancas, do Strokes.
Das colaborações nas trilhas de Coppola, também a dupla francesa Air teve seu espaço. Formado em 1995, o Air traz influência da música eletrônica, sintetizadores dos anos 1970 e rock psicodélico. Em as As Virgens Suicidas, Nicolas Godin e Jean Benoit Buncket (Air) compuseram toda trilha sonora original, incluindo Playground Love, música tema do filme. Além desse, tiveram participação em Maria Antonieta (Marie Antoinette, 2006) com a música Il Secondo Giorno, e, ao lado do baterista Brian Reitzell, incluíram uma faixa original intitulada Alone in Kyoto na trilha de Encontros e Desencontros.
Para Sofia Coppola, música e cinema andam de mãos dadas. Suas trilhas sonoras e bandas alternativas criam uma divertida desordem cronológica: As Virgens Suicidas, que acontece nos anos setenta, é composta basicamente do ambient (70') do Air; já em Maria Antonieta, mistura-se o contexto do século XVIII com rock alternativo - destaque-se I want candy, clássico da década de sessenta em versão turbinada pelo Bow Wow Wow e usada por Coppola.
Em entrevista, a moça deslinda o gosto fílmico musical: “Eu gosto de filmes quando eles são sinceros, gosto de tomar o seu tempo sinuoso com a música. Há muito que não é dito em um olhar [...] eu não estou interessada em um monte de diálogo.”
Primeiro, Air:
Primeiro, Air:
Depois, trecho de I want candy, direto de Antoinette:
Pra fechar, Coppola dirige clipe do White Stripes:
Sofia Coppola - IMDb
Air - iTunes
Phoenix - iTunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário