terça-feira, 18 de dezembro de 2012

CINCO FILMES PARA VER ANTES QUE O MUNDO ACABE

Por Andrei Vanin 

O Sines encerra suas atividades neste ano. Para fechar os trabalhos, nos propomos a fazer nossa própria lista de filmes e músicas. Assim, listei abaixo cinco filmes que valem à pena. A escolha de alguns foi por simples simpatia e apreço pelo tema. Outros, pela genialidade e prêmios que receberam, recebem ou receberão. 

1) A separação (2012) – do diretor Asghar Farhadi, narra a história de Nader e Simim que divergem sobre a ideia de sair do Irã. A mãe quer sair para dar melhores condições de vida à filha Termeh. Não havendo um acordo entre o casal, eles se separam. O filme ganhou Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, entre outros prêmios. O final é o melhor! 



2) Drive (2011) – é de 2011, mas chegou pelo Brasil neste ano. Dirigido por Nicolas Refn, o longa mistura ação e drama. A trilha sonora da à voz a Ryan Gosling, o personagem principal. O diretor ganhou Prêmio de Melhor Direção em Cannes. É um filme para ser ouvido. 

3) Looper – Assassinos do Futuro (2012) - do diretor Rian Johnson, o longa é um daqueles filmes com um começo um tanto cruel e sombrio e que vai se desenvolvendo e mostrando toda sua complexidade, até ter um final surpreendente. 

4) A pele que habito (2011) – outro que fez carreira este ano. Do renomado diretor Pedro Almodóvar, o longa narra o trauma da filha do cirurgião Robert Ledgard. Norma (a filha), que havia perdido sua mãe, é estuprada. A partir daí, Robert traça um plano para se vingar do estuprador e trabalha questões que vão de transformações plásticas a sentimentos um tanto perturbadores. 

5) This must be the place (2011) - chegou por aqui em 2012. Dirigido por Paolo Sorrentino, é um daqueles filmes que tem uma narrativa simples, mas surpreendente. O filme retrata a vida de um roqueiro aposentado, que não faz shows a mais de 20 anos, mas continua a se vestir e viver como se fosse uma estrela do rock. A descobrir que seu pai foi alvo de soldados nazistas, ele passa a procurá-los na tentativa de vingar-se por seu pai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário