terça-feira, 23 de novembro de 2010

Os sujos e nada mal-ajambrados

Ano passado, começou a saga de domínio do campo de um grupo pra lá de obscuro e experimental: "Dirty Projectors", os norte-americanos que, só nesse ano, já lançaram álbum com a Bjork e fizeram parceria com David Byrne.

Dirty Projectors

Mas pra apresentá-los adequadamente, é preciso voltar para aquele 2009 cada vez mais longínquo, quando os moços lançaram o "Bitte Orca", cd amado por dez entre dez críticos, com as canções hiper-longas e complexas mais adoráveis que há. Estão nesse "Bitte Orca", o priimeiro pela Domino Records, gravadora do Franz Ferdinand e do Animal Collective,  a dulcíssima "Two Doves", em que a vocalista pede "kiss me with your mouth open", "Useful Chamber", psicodélica e com andamentos  improvavelmente simpáticos, onde se ouve repetidamente "Bitte Orca, orca bitte". E estão ainda o desfile das vozes femininas singelas e as canções inclássificáveis típicas do líder do bando, Dave Longstreth.

Assumidamente filhos do experimentalismo dos Talking Heads e depois de uma trajetória musicalmente "complexa", o fato é que os moços se aproximaram mais do palatável indie e deixaram tóins-tuns-e-afins empalidecidos diante da felicidade do álbum - o que foi motivo para a amplificação de sua importância no cenário indie.
É pra começar as audições atentas, indo buscar no baú os ábuns dos inícios e as musiquinhas bacanonas que atualemte eles têm legado às vitrolinhas.


Dirty Projectors - iTunes

Dirty Projectors - MySpace

Dirty Projectos - Knotty Piny

Nenhum comentário:

Postar um comentário