quarta-feira, 11 de abril de 2012

A CARAVANA DA SEREIA

Por Mateus Moreno Sá

Imagine uma moça com trajes kitsch num baile da Jovem Guarda Pré-Tropicalista:  essa é Céu, em seu novo disco, Caravana Sereia Bloom. Um trabalho que pode parar nos fones da audiência, sem rejeições.



O visual arrojado & “brega”, assimilando bares de rodoviária, música nordestina e toda sonoridade brasileira, latina e caribenha, com textura e trato, faz  de Caravana Sereia Bloom, de 2012, um álbum notável. E belo. Um som light, sem peso nem frenesi, que em algumas horas relembra os anos sessenta e setenta. Porém, ao mesmo tempo, um álbum atual, que se utiliza de texturas e elementos sonoros diversos, partindo do modo de pensar dos tropicalistas. A cantora comentou sobre seu álbum em uma coletiva: "Esse disco tem essa temática de estrada, que é sempre uma experiência intensa, muito bonita, incrível, mas também difícil, de ter que sair da zona de conforto”.

Céu repaginou o popular e acertou. Menos palatável que seus outros dois trabalhos, com forte influência do Tropicalismo e da psicodelia, a obra traça a marca da cantora. Ela conquistou o público e a crítica no exterior com o seu primeiro disco, lançado em 2005: CéU chegou ao topo na lista na World Music da Billboard, vendendo mais de 100 mil discos nos Estados Unidos, além de outras 25 mil na Europa. Ao mesmo tempo, também teve oportunidade de trabalhar com um dos mestres do jazz, Herbie Hancock.

No Caravana..., as músicas têm temperamentos diversos, de letras poéticas a surrealistas. Do dia-a-dia ao introspectivo, principalmente os arranjos. Uma das músicas mais fortes é Streets Bloom que, apesar de escrita em inglês, cria um clima único e presencial. Teju na Estrada dá um ar de cuba pré-revolução, lembrando Buena Vista Social Club. Ela prepara o ouvinte para uma das melhores músicas, Contravento, que mescla os ritmos caribenhos e brasileiros com quebras de uma batida moderna, e que reforça a temática da estrada e da viagem.

Caravana Sereia Bloom diferencia-se do seu anterior,Vagarosa, que tem um pé a mais no jazz. Entretanto, não fica tão longe do seu antecessor.  O Carta Maior aponta a identidade na diversidade de Céu: “Apesar de sugerir uma postura Vagarosa, a partir do título anterior, com discos espaçados, entremeados por shows em festivais internacionais, Céu é uma cantora e compositora em permanente movimento.”.






Céu - iTunes 
Céu - MySpace 




3 comentários:

  1. Apesar do álbum ser bom, a música nacional ainda está longe da qualidade que já teve. Diferente de outros países, a música aqui não evolui. Um dos principais motivos, acredito ser a falta de divulgação, acabando por cair na graça da maioria coisas sem qualquer fundamento. De qualquer forma, um bom álbum para ser ouvido, diferente dos demais. Que a Céu continue crescendo, amadurecendo e, o mais importante, não perca o foco de sua música.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. A musica nacional, está de extrema qualidade, evoluiu muito, porém esta, não tem diálogo com as grandes mídias. E alias, não é de seu interesse, de uma Globo ou qualquer outra coisa. Pois o que vende é Michel Teló, e o povo em sua maioria(que hoje, predomina os novos da classe média) não tem um "ouvido" para tal música. Além do mercado musical ter seus meteoros que se renovam a cada 3meses. Hj a Som Livre vende Musica Evangélica,Sertanejo e Eletro Brega. Um selo que só tinha praticamente música de qualidade. O problema mesmo é o comercialismo da música, que cada vez foi se tornando de menos qualidade. Na época dos anos 70 a música dos universitários era MPB, e hj é Sertanejo Universitário. Quando me refiro a cultura brasileira(musica,arte,etc) me refiro a boa cultura, e não ao lixo que nos cerca, e apreciado por uma massa. Isso é um assunto complexo para ser posto em apenas um comentário. Mas em relação a "Céu" ela não é tudo AQUILO mesmo, c vê pequena ao lado de Herbie Hancock(ela nao é praticamente nada do lado dele). O instrumental é bom, as composições também, Sua voz é "boazinha" falta sal! Não é uma puta voz, então Ney Matogrosso ,Caetano, destroem ahushaushas, Uma puta voz da atualidade que c Destaca entre as cantora é TULIPA RUIZ. Essa sim é TOP`.

      Excluir