quarta-feira, 2 de maio de 2012

A MECÂNICA ALARANJADA DE WALTER/WENDY CARLOS

Por Mateus Moreno Sá

Quem nunca assistiu Laranja Mecânica? Ou O Iluminado? Tron? E reparou no fantástico fundo sonoro que casa perfeitamente com as cenas da película? Esses "sons" são de Wendy Carlos (Walter Carlos). Percussor da música eletrônica e principalmente da difusão dos sintetizadores, que estão presentes na música desde a década de sessenta até os dias de hoje (em artistas e bandas tão variados como Pink Floyd e Madonna), Wendy graduou-se em Física e Música na Universidade de Brown e deu continuidade aos estudos com o Mestrado em música na Universidade de Columbia. Na época de graduação, acabou conhecendo Dr.Robert Moog (um dos pais da música eletrônica, que produziu o primeiro sintetizador comercial), e foi uma das primeiras pessoas a utilizar-se de seus produtos, fornecendo considerações sobre ele para futuras versões. 

Walter, na década de setenta

Sua obra consiste no clássico Sanduichando Bach (Switched On Bach), de 1968, o primeiro álbum gravado inteiramente com sintetizadores analógicos e monofônicos de âmbito comercial. O “Switched On” significa “ligando-se, conectando-se”, devido talvez à programação do sistema modular, que era composto por milhares de cabos, ligando os módulos aos outros. 

Entretanto, o álbum que deu a ele o total reconhecimento foi a trilha sonora do filme Laranja Mecânica (1971), de Stanley Kubrick. O som é totalmente baseado em obras clássicas que estão relacionados diretamente com o tema do filme e o seu protagonista principal. Temos Henry Purcell na abertura, Rossini com William Tell e Beethoven, cuja Nona marca a atuação perturbadora de Malcolm McDowell.





Depois dessa trilha, foi a vida pessoal de Wendy que ganhou os holofotes, quando ele passou por uma cirurgia de redefinição de gênero e tornou-se mulher - Walter tornou-se então Wendy. Segundo ela, isso pesou muito negativamente na mídia para si. Com todo tumulto, acabou meio no ostracismo, ficando apenas no meio musical, mais seleto, entre alguns grupos de músicos e apreciadores. Walter ou Wendy, o fato é que a atual artista teve um papel primordial na música da segunda metade do século XX: na sua tecnologia, composição, gravação e execução.

Wendy, no centro da imagem, em 1994

Wendy Carlos - iTunes
Wendy Carlos - IMDb



Nenhum comentário:

Postar um comentário