domingo, 1 de julho de 2012

QUIZ(S)IIINES: JIMMY DOG

De acordo com o Site Oficial, a Banda Jimmy Dog faz " Punch Core - espécie de Hard Core Melódico mais pegado, com influências do Pop Punk californiano e do Rock Nacional". Lá de Passo Fundo, os caras estão na estrada desde 2003 e, em 2010, gravaram seu primeiro álbum. Dali pra diante, tocaram com Fresno, conversaram com Mary Moon no Acesso MTV e têm vários clipes pelo YouTube.


Neste dia 7 de julho, Jimmy Dog dá o ar da graça em Erechim, no III Festival de Bandas do Sines. Pra saber mais da banda, eis um papo que tivemos com os vizinhos:


Sines: Como rola o som entre vocês (repertório, composição, interpretação...)?
JD: A maioria das músicas quem compõe é o Doug (vocal) e o Mathias (guita base). Há pouco mais de dois anos também comecei (Vini Baschera) a criar com os guri, e nos acertamos muito para compor. Este é um processo que, particularmente dentro da Jimmy Dog, não é muito demorado - tudo começa a partir de um novo riff que eu ou o Mathias criamos, o Doug já vem colocando a letra - basicamente é assim - mas já aconteceu do Mathias criar a harmonia em cima da letra e melodia que o Doug já havia concebido anteriormente.
Na Jimmy sempre prezamos por um repertório alto astral, que coloque a galera pra pular e cantar juntamente com a banda, juntamente com a "vontade" de tocar determinado som. Quando tocamos músicas "cover" do nosso agrado, procuramos ser fiéis à composição do artista em questão - ficamos mais livres quando escolhemos músicas para fazer a nossa "versão". Isso é uma parada que deixa a música mais puxada pro nosso estilo, traz pra fora toda a questão de criação ( pois querendo ou não você está dando uma roupagem nova para a música - sem deixar que ela perca sua forma primária ), aumenta bastante o nível de grupo, pois todos dão idéias e somam para que a execução fique legal aos ouvidos do público e claro, que a gente se divirta tocando!


Sines: Qual o panorama da banda em relação à Erechim e aos sons que são formados aqui?
JD: Bom...  a Jimmy Dog possui um som que é cara do público jovem - sempre procuramos fazer um som que atinja realmente quem a gente quer, as vezes isso ultrapassa as barreiras etárias e isso é muito positivo, pois demonstra que conseguimos ir "mais além" do que o desejado. É muito engraçado isso pois vemos pessoas mais velhas se identificando com o nosso som - esse ponto nos deixa muito gratos pois vemos que a banda consegue tocar as pessoas de várias formas - não sendo apenas para uma determinada idade, classe ou simplesmente um único gênero musical.
A cena do rock na nossa região está se tornando forte novamente (não que está cena tenha desaparecido - mas o público em geral está sempre sendo exposto a vários estilos musicais - as vezes ouve mais sertanejo, pagode, reggae - mas o rock é UNIVERSAL - e quem curte a boa música sempre acaba curtindo ouvindo um bom rock n´roll)

Sines: Trocam música “boa” por música lucrativa?
JD: Temos que admitir que o que paga nossas contas é o dinheiro, mas nem por isso deixamos de fazer som de qualidade por causa disso. É possível sim fazer música boa e lucrativa, pena que nem todos mundo consiga fazer isso.
Como músicos, estamos sempre nos aprimorando em nossos instrumentos, buscando uma maneira diferente de harmonizar, arranjar, enfim, fazer a música brotar! E não é apenas pelo fato de fazer algo que alguém nunca fez e etc.. e sim, para que vençamos nossas próprias barreiras musicais - buscando sempre aprender mais e nos tornar cada vez mais a Jimmy Dog com uma pegada única, sem deixar de mostrar o nosso estilo, que é o punch core - e claro, sem deixar o pop de lado, que é o que a gente sabe fazer.

Sines: E o ego?
JD: Como somos pessoas, cada um tem sua individualidade, personalidade e maneira de pensar e agir. Nunca deixamos que essa questão atrapalhe nosso trabalho. Dentro da Jimmy Dog a música não é vista como uma competição, ninguém dentro do grupo é melhor que ninguém. 


Sines: Qual o público da banda? Procuram atingir um público específico?
JD: Procuramos focar um público mais jovem, uma galera de 15 a 25 anos - mas como fazemos música e a música é universal, nada impede de uma pessoa com mais idade se identificar com o nosso som. 


Sines: A pivotante, esdrúxula & sem sentido: pq o nome da banda?
JD: Sim, essa é CLÁSSICA meeesmo! (risos)
Ok, vamos lá! O nome da banda surgiu por causa do cachorrinho do Mathias ( que se chamava Jimmy) . A Jimmy Dog já teve outros nomes.  À medida que a galera foi se juntando e o pessoal sentiu a necessidade de fazer um som próprio, os guris acharam legal ter outro nome - pois eram outros integrantes, outra proposta - e felizmente eles colocaram este nome.




Jimmy Dog - Site Oficial 
Jimmy Dog - Facebook
Jimmy Dog - Twitter  
Jimmy Dog - YouTube 

Jimmy Dog é: Doug (vocal), Branco e Mathias Rodriguez (guitarras),  Shubby (baixo) e Vini Baschera (bateria).

Os caras vão tocar no III Festival de Bandas, 7 de Julho, no Sines.

Nenhum comentário:

Postar um comentário