terça-feira, 6 de novembro de 2012

ENTRE BATIDAS E GEMIDOS

Por Leonardo de Carvalho Prozczinski 

Steven Ellison, conhecido artisticamente como Flying Lotus, é um produtor musical de Los Angeles e lançou, em outubro desse ano, seu quarto álbum de experimentalismos eletrônicos: Until The Quiet Comes (2012) – que cai como um afago para os ouvidos cansados da influência de Skrillex na e-music

FlyLo

No disco, o artista trabalha estilos variados, como minimal, hip-hop e um pouco de acid jazz, com colaborações de Thom Yorke (que já figurava no antecessor Cosmogramma, de 2010), Niki Randa e Erykah Badu. Com batidas de tambores primitivos, All In inicia simples, mas graciosa, quando Niki Randa materializa-se como uma fada em meio a sinos cristalinos. O clima galante permeia o álbum até Tiny Tortures, a quinta faixa, quando o disco desacelera seu ritmo para a chegada de All The Secrets e a levada G-funk de Sultans Request 

Putty Boy Strut, que pode bem ser trilha de um remake para Legend of Zelda, traz batidas lentas bem marcadas com palmas digitais - e logo se percebe a relação entre FlyLo e Aphex Twin. Dando sequência, aparece See Thru To U, que segundo Marcus Moore, crítico da BBC, “[...] combina os gemidos de Erykah Badu com um pano de fundo composto de tambores tribais e pratos, tendo um resultado surpreendentemente celestial.” 

A Spin faz uma analogia para explicar o álbum e afirma que Until The Quiet Comes é “a versão musical de Inception”. Ellison novamente se destaca, não apenas como um grande produtor, mas também como compositor. Um ótimo resumo para o que parece ser seu melhor trabalho é o curta de Kahlil Joseph para Until The Quiet Comes. O vídeo exibe uma mescla de See Thru To U, Hunger e Getting There, contrastando inocência infantil, agressividade suburbana, balas perdidas e corpos estirados.




Flying Lotus – iTunes
Flying Lotus – Official Website
Flying Lotus – Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário