sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

LEPRECHAUN INDIE

Por Leonardo de Carvalho Prozczinski 

O Two Door Cinema Club – grupo irlandês de indie-rock – ficou famoso pelo álbum de estreia Tourist History (2010), que mais contagiava pelo ritmo do que pela lírica em si, como pode ser ouvido no fluxo dançante de guitarras em What You Know. A banda evolui, e muito se falou se eles conseguiriam impressionar novamente. Então, no final de agosto, eles lançaram o seu segundo disco: Beacon (2012). A estrutura melódica se mantém, assim como o ritmo frenético, porém algumas mudanças aparecem nessa nova proposta do grupo, como o melhor trabalho nas letras, o abuso de vocais em coro e sintetizadores. 

Trio Irlandês

O álbum segue o caminho ensolarado de seu antecessor, ao mesmo tempo em que aproxima o Two Door do pop do Passion Pit. O disco inicia com Next Year, que por si só é apaixonante, pois mescla uma tristeza inconsolável na letra e uma composição alegre de melodia. Handshake faz uma linha mais obscura, em que o coro canta “ele disse que o diabo quer você de volta / e você nunca vai encontrar o amor em uma mão aberta”. 

Como o álbum foi gravado em Los Angeles, "raios de sol" permeiam algumas composições, como em Wake Up e Sun, que parecem passear alegremente até a chegada de Someday, que retoma a energia pela qual o grupo tanto foi aclamado em Tourist History, pulsando riffs descontrolados de guitarra e percussão enquanto um ritmo dançante contagia o ouvinte. Porém, a segunda metade de Beacon mantém a sua natureza predominante de uma nota só, exceto por duas faixas memoráveis: Settle, que cessa o ritmo frenético da banda e canta a melancolia solitária de Alex Trimble; e, por fim, Pyramid , que caminha introspectiva e sombria, mas também animada e brilhante. 

Beacon dá estabilidade ao Two Door Cinema Club, agora mais elaborado e maduro. Al Fox, crítico da BBC, conclui que “ [...] aqui e agora, fica a marca de uma banda que sabe qual é o seu som e tem confiança para causar sérios danos aos charts mundiais.”



Two Door Cinema Club – Facebook
Two Door Cinema Club – iTunes
Two Door Cinema Club – Official Website 



Nenhum comentário:

Postar um comentário