Por Ani Carla Marchesan
O Auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim, recebeu, no sábado 23, mais de 80 pessoas, entre estudantes, docentes e comunidade regional, para o terceiro evento organizado pelo Sinestésicos. Dessa vez, o encontro foi sobre cinema, com a exibição do filme “A onda” (Alemanha , 2008), que trata da criação de movimentos de massa, comandados por líderes carismáticos, a base da autocracia.
Da esquerda para direita: Rodrigo Dias, Paulo Bittencourt e Maria Silvia Cristofoli , debatedores e mediador do evento |
A discussão/comentários do filme ficou a cargo dos professores daUFFS/Erechim Rodrigo Dias da Silva e Maria Silvia Cristofoli. Rodrigo fez várias indagações/reflexões sobre o individualismo da sociedade contemporânea; a constante busca dos jovens por referenciais para aceitação e inclusão em grupos sociais; o caso do uniforme que descaracteriza o indivíduo, ao mesmo tempo em que fortalece a coletividade; e,questionamentos sobre a possibilidade de ainda haver condições para regimes autoritários no nosso tempo. Por seu turno, Maria Silvia concentrou sua fala nas discussões sobre a escola e a prática docente. Falou sobre a importância do planejamento das atividades escolares; a avaliação crítica da prática docente e, a formação de professores e cidadãos. Em seguida, a plateia teve a oportunidade de levantar questionamentos em torno de temas como a perda de referências pelos jovens, o trabalho voluntário feito por pessoas não qualificadas e a crise da escola.
O próximo evento ocorrerá no dia 30 de outubro, a partir das 14 horas, no auditório do Campus/Erechim, com a exibição do filme 'Nascidos em bordéis' (ÍNDIA/EUA, 2004) seguida de comentários dos professores da UFFS, Ivone Maria Mendes Silva e Roberto Rafael Dias da Silva. A entrada é franca e os participantes poderão receber certificados. Mais informações podem ser obtidas pelo email: sinestesicos.uffs@gmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário