segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Barrocamente pop

Quando, em 1996, o trabalho acadêmico de Stuart Murdoch ganhou a forma de álbum e a colaboração de outros sujeitos de Glsagow - como Isobel Campbell - , ninguém imaginava que: a) aquele seria um cd definitivo para constituir a "música indie"; b) a sonoridade que mesclava rock, jingles e sabor multi-instumentista seria mote de diversas bandas posteriores - do "Arcade Fire" ao "Camera Obscura"; c) a atmosfera alternativa do material gráfico e a tristezinha altiva proliferariam de 10 entre 10 álbuns dali em diante, definidos como "pop barroco".

Belle & Sebastian

Fato estarrecedor: esse tal primeiro álbum, direto da Univrsidade escocesa, ganhou notoriedado com o sigeinho nome de "Tigermilk", contando com aquela  capa que todos aprenderam a amar - a mocinha amamenta um tigre de pelúcia.... E o "Tigermilk", com suas influências que iam da solidão do Morrissey dos bons discos dos "Smiths" e passavam pelos sintentizadores do "New Order"  (é só ouvir "Electronic Renaissance"), acabou por configurar o horizonte de expectativas que ainda cercam os Belle & Sebastian.

Passados quase quinze anos dessa aparição, e depois de  álbuns impecáveis como "The boy with the arab strap" (1998), o grupo escocês acaba de retornar, em grande estilo: "Write about love", de 2010, traz consigo a mesma alegria desesperada nas letras, a mesma desesparença feliz e certeita. Nas faixas, contribuições de Norah Jones - que os fãs mais ortodoxos não conseguirão entender - e de Carey Mulligan. 

O álbum permanece imperdível para os saudosos que esperavam desde 2006 para as novidades dos escoceses. No entanto, com a ausência de Isobel Campbell - que permanece em carrerta solo e esse ano lançou o cd "The Hawk" - e depois de Murdoch ter lançado, em 2009, o impecável e empolgante "God Help the Girl", é bem provável que sua vitrolinha sofra de banzo e corra pra discografia completa dos escoceses - para reencontrar as coisas mais raras e dulcíssimas produzidas pelo pop-rock nos últimos tempos.

Belle & Sebastian - iTunes

Belle & Sebastian - MySpace

Belle & Sebastian - I didn't see it coming (clip)



Nenhum comentário:

Postar um comentário