segunda-feira, 12 de março de 2012

SINESTÉSICOS: FUTEBOL E TERRITORIALIDADES

Por Andrei Vanin (Filosofia) 

O evento Futebol e Territorialidades marca a volta do programa Sinestésicos. O Programa, neste ano, está com um “espírito” renovado. São cinco projetos vinculados ao Programa Sinestésicos: arte, cultura & comportamentos altissonantes, envolvendo vários bolsistas, muitas pessoas, tudo para garantir um projeto de qualidade, que nos faça refletir sobre arte, cultura e afins. 

O primeiro encontro do Sinestésicos é imperdível: dia 19 de março, na UFFS campus Erechim, às 19h30min, acontece uma conversa, mediada pelo professor Gerson Fraga, com os cineastas Arturo Hartmann, Lucas Justino, José Menzes e João Carlos Assumpção, diretores do documentário que será apresentado, Sobre Futebol e Barreiras. 


O título do filme já expressa os assuntos que permeiam o documentário, a saber: o futebol como elemento de paixão e de identidade para as pessoas que vivem em Israel e na Palestina, e as barreiras impostas pelo exército israelense nos territórios ocupados, visando a limitar os palestinos a um território cada vez mais restrito. 

O documentário, segundo o professor Gerson Fraga, “mostra o conflito palestino-israelense tendo como pano de fundo a Copa do Mundo de 2010 " e discute “a identidade desses povos, sua relação com o futebol e as relações internacionais, uma vez que a escolha de israelenses e palestinos para quem torcer passa pelo apoio que eles recebem de outros países em suas demandas.” A película foi filmada em Israel e na Palestina, ouvindo e acompanhando os moradores e seus cotidianos ao longo da realização da Copa do Mundo da África do Sul. 

A expectativa para o mediador da conversa, professor Gerson Fraga, é que esse seja “um momento de reflexão profunda, [...] levando-nos a pensar muito além de ‘nossas fronteiras’ de nossos mundos para que possamos questionar nossa própria identidade, mas também a forma como vemos e como sempre vimos o que acontece em outras lugares do mundo, que nos parecem tão distante, mas que estão muito mais próximas do que imaginamos.” 

Isso é só uma “pitada” do que vem por aí. Para ficar por dentro de tudo o que acontece, é possível acessar o este blog, ou ainda o Facebook. É possível ainda acompanhar a programação pelos cartazes na Universidade. Não perca esses momentos que vão embalar sua vida e sua mente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário