sexta-feira, 13 de abril de 2012

PRODUÇÃO SEM CALÇAS

Por Leonardo de Carvalho Prozczinski 


Se existe algo certo sobre os islandeses é que, musicalmente, devemos esperar sempre o inesperado. Como a referência a Björk já está mais do que manjada, então vamos direto ao assunto. Em 2010, o FM Belfast lançou seu primeiro álbum, How To Make Friends, mostrando que o grupo estava destinado a seguir o caminho do “indietronic”. Além disso, o clipe de Underwear, que parece ter sido gravado em casa, deixava claras as excentricidades, quando a banda aparecia cambaleando em direção à câmera com as calças na altura do joelho. 

"Parte" do FM Belfast

A banda pode conter entre três e oito membros, dependendo da música ou vontade dos integrantes de participar. Porém, em seus shows, até 25 músicos podem estar em cima do palco (sem as calças, claro) para uma apresentação, caracterizando uma verdadeira chuva de instrumentos. Em seu primeiro disco, o grupo se deixou levar pela melancolia característica da música islandesa. No entanto, eles perceberam que aquele não era o caminho a ser trilhado, e em seu segundo álbum, Don't Want To Sleep, de 2011, percebe-se a animação do grupo com um senso de humor ao deixar que as coisas fluam, sem levar a vida muito a sério. 

Stripes abre o disco com um “riff” alegre de piano e Lóa Hjálmtýsdóttir, com seu vocal estridente, pedindo as listras e amarelo. Não há clareza sobre do que se trata a música, mas é divertida. Porém, o tom descontraído aparece mesmo em I Don’t Want To Go Sleep Either que abre com a nostálgica trilha de Super Mario Bros acompanhada de repetitivos e infantis “eu não quero ir dormir”. O álbum imerge de vez no mundo FM Belfast em New Year, com Hlín Hjálmtýsdóttir entoando “você não vai ser jovem de novo” com uma deliciosa mescla de vocais e sintetizadores a todo gás. O FM Belfast incorporou de vez a alma jovem e, de certa forma, até desleixada, produzindo um som repleto de autoironia, mas profissional e, o mais importante, de qualidade. 



FM Belfast – Official Website

FM Belfast – Facebook

FM Belfast – iTunes

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. c FM belfest usasse um synth FM como DX7 da yamaha seria mais interessante. FM é monótono em seu som, como os primeiros Albuns do Hot Chip. São um tédio. Tem muita banda desse gênero: Eletro Indie. Se pelo menos o FM seguisse o One Life Stand do hot chip, sabe seguir no sentido de evolução do som. Seria mais interessante. E tem capacidade, o som ta mto burocrático.

    ResponderExcluir
  3. Nação: vc indica a Banda Mais Bonita da Cidade e reclama do FM Belfast?

    ResponderExcluir
  4. Por favor, O album da banda é poético, bom como o último do belfast, só q o belfast é monótono e a Banda mais bonita da cidade é Corta Pulso,e choradeira de devaneios...

    ResponderExcluir