sábado, 19 de maio de 2012

LEITURAS, RESENHAS E PORTO ALEGRE


Por Andrei Vanin (texto) e Yan Kaue Brasil (fotos)

Na seca, fria, cabalística e obscura noite de sexta, dia 18, aconteceu a segunda edição do Partilhando Leituras do Sinestésicos que, segundo o professor Gerson Severo, tem sua razão de ser na celebração de leituras, do livro e também a curiosidade de explorar e querer saber quem é o leitor. Para acalentar a noite, os corações, o corpo, a mente e a imaginação o projeto trouxe para “partilhar leituras” o escritor e crítico cultural do jornal Zero Hora, Carlos André Moreira, que também tem um blog bacana que merece ser visto, o Mundo Livro

Carlos André em sua fala

O convidado a partilhar leituras da noite começou sua exposição lendo uma parte do livro Dentro da Baleia, de George Orwell, na tentativa de dar um caminho para a conversa e mostrar como é a vida de um crítico cultural ou, mais especificamente, um “resenhista” de livros para jornal. A passagem lida por Carlos André deu “ares” de descontração e suscitou várias interrogações e curiosidades sobre a profissão e os aspectos levados em conta quando se escreve resenhas literárias. 

Bittencourt, Moreira e Severo

A passagem lida refletia como era desorganizada a casa e a vida de um crítico cultural devido à quantidade de livros que ele recebia para resenhar. Carlos André questionou se haveria a necessidade de por uma resenha de um livro no jornal, e expôs a importância que as resenhas exercem como chave de leitura para livros e como elas fazem o “meio de campo” entre o mundo acadêmico (produção dos livros) e a divulgação no jornal (resenhas de livro). A partir daí, chamou e fez referências a vários autores, como Umberto Eco, para elucidar a importância das críticas literárias à literatura. 

O Partilhando perturba?

Após algumas colocações e perguntas discutiu-se o benefício da escrita sobre a leitura e a importância de ler para escrever. Colocou-se ainda a importância e o papel que os blogs exercem, como meio de divulgação ou para partilhar impressões de leitura, na medida em que são mais flexíveis e que não exigem uma rigidez de números de caracteres. Ainda apontou-se para a solução ou o problema de livros online, em contraposição aos tradicionais livros, que podem ser manuseados e guardados sem nenhum tipo de censura. 

O Convidado (ou Beauvoir gostaria de críticas)
Com discussões ainda instigantes e não finalizadas na noite, o fato é que a presença de Moreira contribui para enfatizar a importância da leitura, seja na universidade como espaço criador ou no meio de divulgação como no jornal. O autor, nesse sentido, ajudou a consolidar ainda mais o Partilhando Leituras, levando em conta que a preocupação do projeto é a de socializar e compartilhar conhecimentos e saberes sobre o livro e seu(s) universo(s).

Um comentário:

  1. Bacana o texto! Yan, posso usar suas fotos para divulgar o áudio do evento lá no Res Cogitans?

    ResponderExcluir