Por Andrei Pedro Vanin
A 65ª edição do Festival de Cinema de Cannes está há uma semana da “grande final”. Entre os dias 16 a 27 de maio, os olhares do cinema estarão voltados à França. Cannes deste ano tem o cinema latino em seu “cardápio” depois de pequenas e poucas participações. O diretor brasileiro, Walter Sales, que dirige o longa On the Road, uma adaptação do romance homônimo de Jack Kerouc, está na briga pela Palma de Ouro. Ainda concorre ao grande prêmio o diretor mexicano Carlos Revgadas, com o filme Post Tenebras Lux. Será exibido, ainda, nas “sessões especiais”, o documentário A música segundo Tom Jobim, do diretor Nelson Pereira dos Santos.
O filme Moonrise Kingdom, de Wes Anderson, abre os trabalhos no dia 16. O encerramento fica por conta do filme francês, Thérèse D, de Claude Miller. A encantadora e doce atriz Bérénice Bejo, protagonista do filme O Artista, será a mestre de cerimônia.
Entre os candidatos ao prêmio, além de On the Road, estão os filmes Cosmopolis, Moonrise Kingdom, Like Someone in Love, Killing Them Softly e Amour. Cosmopolis é um drama dirigido David Cronenberg e tem um elenco de peso, com a participação dos atores Robert Pattinson, Juliette Binoche e Sarah Gadon. Like Someone In Love é dirigido pelo japonês Abbas Kiarostami e tem participação do ator Ryo Kase. Já a película americana Moonrise Kingdom é dirigida por Wes Anderson e conta com a participação de Bruce Willis, Edward Norton, Bill Murray, Tida Swinton e Francis McDormand (!). Killing Them Softly, um drama americano, tem a direção de Andrew Dominik e conta com a participação de atores consagrados como Brad Pitt, Sam Rockwell e Richard Jenkins. Por fim, Amour o “drama da casa” tem a direção de Michael Haneke.
O 65ª edição do Cannes promete, com a volta de grandes cineastas - Andersen, Haneke e Cronenberg. O último deles, o canadense David Cronemberg, está em Cannes e será exibido no Sines em junho - o perturbador Crash – Estranhos prazeres, de 1996.
Resta agora contar os dias e ficar na espera para ver os filmes e quem serão os premiados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário