domingo, 23 de setembro de 2012

GAMBITTOPEST

Por Mateus Moreno Sá 

Sem os semitons húngaros abrasileirados, com o aspecto das docas cinzentas e amareladas da Europa Ocidental, lá do cotidiano de Nina Becker e Marcelo Callado, surge Gambito Budapeste (2012).

Nina & Callado

A dupla está na chamada nova geração brasileira de músicos, que busca uma espécie de experimentação. Nina Becker tem seus antecedentes nos álbuns Azul e Vermelho. O próprios títulos já retratam o material que vai ser encontrado pelo ouvinte: Azul, de texturas suaves, delicadas; e Vermelho, mais sensual e tenso. 

Já Callado é baterista da incrível banda que acompanha o veterano Caetano nos álbuns , (2006) e Zii e Zie (2009). Também integra a banda Do Amor, além de já ter tocado e gravado com inúmeros outros artistas, que pertencem à dita "música contemporânea brasileira". 

O nome do álbum, Gambito Budapeste, surge de uma jogada de xadrez. Nina conta que ambos não praticam, mas que ela uma vez ouviu o termo e achou engraçado: "E acabei guardando na memória." Além de gambito parecer o nome de um personagem, é o apelido que ela e o Marcelo se chamam. Completa: "Como também nos chamam de peste, juntaram os dois, que parecem se completar." 

O álbum surgiu sem pretensão, em uma viagem para a serra do Rio de Janeiro. A dupla-casal descreve a produção: “[...] estávamos com o estúdio marcado para regravar tudo direitinho. Faltando dois dias, o Miranda ligou dizendo que estava tudo errado e que o disco caseiro estava com a nossa cara. Disse que nunca conseguiríamos o mesmo efeito se gravássemos em um estúdio.” 

As canções têm como tema o cotidiano dos dois e tratam de amor, saudade e troca de experiências. “É uma mistura de nós”, diz Nina, “Tem o folk dele e a delicadeza de minhas composições.” Está presente certo ar  folclórico em Essa Menina e de cantigas infantis em Armei a Rede. O trabalho dá ênfase ao tratamento vocal, à percussão, às cordas. Há faixas de tons suaves, como Cadê Você?, que faz a abertura do álbum. A fantástica Sem Lei chama atenção para o íntimo da obra, e Marco Zero, além de ser a música mais embalada, relembra o genial Grêmio Recreativo, orquestrado por Arnaldo Antunes e que tentava fazer uma síntese da contemporaneidade da música nacional. 

Gambito Budapeste é uma aposta de novo clássico. O álbum de Becker & Callado é uma afirmação de que é possível fazer música com pouco, de forma caseira e independente, sem precisar de grandes tratos de estúdio, realçando a beleza do mínimo, do lo-fi - mesmo este não sendo totalmente visível. 



Gambito Budapeste - iTunes
Gambito Budapeste - Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário