domingo, 11 de novembro de 2012

AMÉRICA PÓS-SPRINGSTEEN

Por Mateus Moreno 

Em termos de pós-punk, há pouco apareceu o novo trabalho de Titus Andronicus, Local Business (2012), que não se poupou de distorções cruas e vocais desfigurados, que oscilam entre os agudos e os graves que marcam sua música e garantem os aplausos da crítica. Vindo de um álbum que citava a Guerra Civil Americana e o patriotismo de Abraham Lincoln, com músicas que passavam de sete minutos, na nova obra apela para um formato mais simples, porém ainda narrativo. 

Sem as garotas, o Titus em 2012

Local Business não é menos ambicioso que seu antecessor: as letras abordam temas como o ridículo, a rotina, e a atualidade, um tema onipresente na obra. A ênfase recai sobre os meios de comunicação, como o Twitter, e sobre a cultura dita indie/hipster - e é visível o sarcasmo e o tom cínico nos temas abordados 

Uma das músicas de embalo é I Am the Electric Man, que lembra parte da sonoridade de Rubber Soul (1965), dos Beatles, em plena transição de conceitos musicais e de vida. Ecce Homo é uma das músicas que trata principalmente do niilismo de Nietzsche, complementando o clímax temático da obra. Os elementos da música irlandesa em In a Big City - que não há muito tempo foi convertida em clipe - são afirmativos, paradoxalmente, da música estadunidense. A influência de Bruce Springsteen e Ramones é frequente, mas não deixa tapar a originalidade de Titus. 

Depois de um álbum repleto de temáticas, Local Business é, ainda, um espaço de tranquilidade do conjunto depois de muito trabalho e transtornos. Titus Andronicus entra numa "zona de conforto" no melhor estilo do contemporâneo, como já fizeram grupos como o Passion Pit - ver texto do Sr. Prozczinski, neste blog - e que tem se tornado lugar-comum desses dias nem tão brilhantes.



Titus Andronicus- iTunes
Titus Andronicus - Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário