segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

SOBRE OS VINCOS TROPICAIS

Por Mateus Moreno Sá

Artista multifacetado, filósofo, experimentalista, movimentador de questões, Caetano recém lançou seu mais novo trabalho, Abraçaço(2012), ao lado da Banda Cê -  que vem acompanhado-o desde seus dois discos anteriores.

Caê
Segundo os comentários do O Globo: “Abraçaço é um discaço no tempo lógico da incerteza”. O relativismo de Caetano está presente nas mais delgadas letras do disco, que tem apoio de um esqueleto musical  composto por seu violão e pela banda composta por Pedro Sá (Guitarra), Ricardo Dias Gomes (Contrabaixo/Rhodes) e Marcelo Calado (Bateria).  

As letras variam entre o melancólico,as  histórias e  os indecifráveis. Além de tudo, existe ironia com as atualidades, sem medo de beirar o absurdo, como em Funk Melódico. O álbum abre  com a estonteante A Bossa Nova é Foda, canção com elementos indies  e composição que mistura fraseados dos instrumentos de corda jogos vocálicos.  O momento jazz e blues na faixa Vinco faz uma conexão direta com o clima tropical. Os contos de Um Comunista fazem conexão entre o passado e o presente, e Parabéns segue o estilo dos ritmos abrasileirados com letras construtivistas.

Caetano sempre  inovou a cada trabalho, diferenciando-se de outros artistas da música nacional. Da mesma forma,  Abraçaço - que completa a trilogia iniciada em Cê  - não é mais apenas uma crônica sobre algo, ou alguém, e sim um trabalho contemporâneo, que pode ser o final de uma sonoridade -  ou não (como gostaria Caê).



Caetano Veloso - iTunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário