segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

LADO B > A


Por Yan Kaue Brasil 

Desde a década de 90, a banda inglesa Elbow acumula faixas não-gravadas que, em 2012, transformaram-se no seu álbum-b-side-de-bom-gosto, o Dead In The Boot (2012), compilação feita a dedo, com o melhor da calmaria reflexivo-angustiante. 

Elbow

O álbum abre com Whisper Grass – lado B de Cast Of Thousands (2003) –, que oscila entre vocais suaves, batida de pratos e solos de guitarra – além de seus quase-clímax. A voz arrastada e dramática aparece em Luck With Diseare, assim como o piano no primeiro plano em Lay Down Your Cross, com clima de nostalgia. Every Bit The Little Girl é esperançosa; com batidas regulares e vozes multiplicadas, a faixa (quase) transcende. 

Dead In The Boot está longe de ser exaustivo. O álbum produz microclimas distintos em cada faixa, porém, sempre mantém uma coesão que reverbera do início ao fim do disco. No One é densa, com um piano que contrasta com o violão e as batidas regulares da bateria de Lullaby. McGreggor é transgressora: Elbow aumenta o som e fala sobre morte e paranoias, ao vivo, soando num tom ameaçador. Entre surtos breves, gritos, sussurros & Bergmans, o álbum passa pelo clima sombrio de Buffalo Ghosts e Waving From Windows até chegar à última faixa, Gentle As, no maior estilo improviso à beira-mar.


Elbow – Facebook
Elbow – iTunes
Elbow – Official Website

Nenhum comentário:

Postar um comentário