domingo, 14 de outubro de 2012

TIRO CERTO

Por Leonardo de Carvalho Prozczinski 

Vindos dos confins gélidos Canadenses de Vancouver, o Japandroids lançou Celebration Rock em junho deste ano – que já pode ser considerado o melhor álbum de rock de 2012. Formado por Brian King (vocal e guitarra) e David Prowse (vocal e bateria), o duo representa o espírito jovem de quem nunca deixou de amar a levada marcante da guitarra, como já pôde ser ouvido em Post Nothing (2009). 



Duo de dois

Celebration Rock traz um pouco de Wasting Light (2011), do Foo Fighters, pois parece que as canções foram mixadas logo após o primeiro take, fazendo-as soar menos como elemento único e mais como uma apresentação enérgica de 35 minutos. Fogos de artifício literalmente marcam o álbum, que iniciam The Nights Of Wine And Roses e encerram Continuous Thunder. Após a faixa inicial, Fire’s Highway e Evil’s Sway impõem uma batida forte e agitada com OoOooOos aleatórios. Em The House That Heaven Built, considerada pelo próprio duo como a melhor música do álbum, Brian faz lembrar o espírito de Springsteen enquanto canta “E se eles tentarem me acalmar / Eu vou dizer a todos para irem para o inferno”. 

Reef Younis, crítico musical da BBC, encara Celebration Rock como um álbum onde “[...] cada faixa é um hino, e cada segundo é precioso, tornando cada respiração tão sem fôlego como se fosse o último”. A narrativa do álbum pode ser resumida como uma jornada vitoriosa do Japandroids com seu rock cru e simples – formado apenas por voz, guitarra e bateria. Ian Cohey, crítico musical da Pitchfork, aponta um discurso: “em Post Nothing, o Japandroids estava preocupado com a morte. Esta é uma celebração por estar vivo.”


Japandroids – iTunes
Japandroids – Official Website 
Japandroids – Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário