quinta-feira, 31 de maio de 2012

ROCK DE ÍNDIO

Por Mateus Moreno Sá 

A mistura de ritmos e texturas na música de Curumin ganhou novas formas em seu novo trabalho, Arrocha, terceiro álbum do compositor, de 2012. Luciano Nakata Albuquerque, nascido de pais espanhóis e japoneses há 35 anos, adotou o nome Curumin como forma de explorar as possibilidades de muitas heranças sonoras. O músico tem mostrado muito de sua cultura brasileira, mas expandiu-a criando um tom convidativo, sensual e, ao mesmo tempo, evitando qualquer desejo de estrelato através de sons tradicionais – como informa a Revista National Geographic. O cara até teve sua música Guerreiro usada em um anúncio da Nike durante a Copa do Mundo, assegurando a fama que nunca procurou.

Capa do Arrocha


Depois de tempo, em 2011 participou do Rock in Rio duas vezes, uma do lado de Arnaldo Antunes, com que já trabalha há dez anos, e outra ao lado de Marcelo Jeneci. Além do trabalho habitual com Arnaldo, tem tocado com Tulipa Ruiz, Criolo, e toda essa galera que vem surgindo na nova cena musical brasileira. 

Arrocha teve um processo de gravação diferente de seus trabalhos anteriores: trata-se de um disco feito em um estúdio caseiro, e que por isso traz uma sonoridade mais calma, segundo entrevista concedida pra Rolling Stone. Para Curumin, a mudança no modelo atual de produção da música acaba prejudicando o produto final: “O mais difícil hoje em dia é que a música se tornou muito um ‘negócio’. Você precisa tratar de tantas coisas, tantas burocracias para ela acontecer. Temos que ser tudo ao mesmo tempo, desde diretor de marketing, o cara que negocia com a casa de shows, até diretor do clipe, que acabamos deixando um pouquinho de lado o mais importante, que é o criar, o compor de verdade.” 

"Arrocha significa segurar com muita pressão", diz Curumin, descrevendo o significado por trás de seu título de novo álbum. Algumas faixas da bolacha de destaque são: Selvagem, climatizada na metrópole tropicalista. Já os embalos de Passarinho convencem com seus versos de liberdade de expressão e vontade. O chiado clássico do long-play tempera a breve penumbra introspectiva de um romance, em Paris Vila Matilde

Curumin é um artista que segue princípios de não se fixar somente em uma ideia, de sempre inovar, conhecer e arriscar. O “experimento” vem sendo adotado por um grande número de artistas, tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo. A tentativa é, ainda, de uma música universal, sem rótulos, o que o Arrocha faz com alguma excelência.




Curumin - iTunes
Curumin - Myspace 
Curumin - Soundcloud (pra baixar o álbum)

Nenhum comentário:

Postar um comentário