segunda-feira, 18 de junho de 2012

SOL REGIONALISTA

                                                                                                                             Por Mateus Moreno Sá

Sob o sol da savana, com inúmeros ritmos e texturas modernizadas, Amadou e Mariam lançaram o clássico Welcome to Mali , em 2008. O duo, que é conhecido mundialmente por sua música, que mescla elementos internacionais e malienses, dá continuidade ao seu som com o mais novo trabalho, lançado este ano, Folila.

Amadou e Mariam

Folila, que significa em bambara, música, cria um clima único, introduzido pela mescla de instrumentos e ritmos tradicionais - tudo na “atualidade”, sem pés no passado. Músicas dançantes de noites em uma África tropical, o idioma que se canta na maioria das letras é o dialeto mandês. O álbum tem participações de Jake Shears, do purpurinado Scissor Sisters,e de Nick Zinner, dos Yeah Yeah Yeahs. Originalmente, dois álbuns seriam lançados: um gravado em N.Y., e outro na sua residência, em Bamako. O resultado final foi a mescla dos dois e o resultado, segundo a Spin, é um sucesso.

Músicas como Dougou Badia são referência de single a caminho. A faixa Wily Kataso, um neo-funk ao estilo africano produzido pelos caras do TV on The Radio, embala e ganha a apreciação dos ouvintes. O álbum ainda tem uma linhagem acústica, e volta-se ao embalo frenético com Metemya.

Embora partilhando de um multiculturalismo “europeu-americanoide”, a world music aqui destaca-se por sua diferenciação da harmonia, enraizada na música africana, cuja sonoridade por muitas vezes passa em branco.




Amadou e Mariam - iTunes 
Amadou e Mariam - Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário