segunda-feira, 5 de novembro de 2012

DA SÉRIE: PLAYLIST - NAUÍRA ZANIN


Por Deloan Mattos Perini 

Dando continuidade ao incrível mundo das playlists dentro da UFFS, o Sines apresenta um Top 5 - Filmes da minha vida. Para essa estreia conversamos com a arquiteta, urbanista e professora Nauíra Zanin, que fez a seguinte lista: 

- Uma simples formalidade (Una pura formalità, 1994): filme francês, dirigido por Giuseppe Tornatore. Segundo Nauíra, deve ser assistido sem saber do que se trata. Logo, não estragaremos a surpresa.




- Bicho de Sete Cabeças (2001): o longa foi baseado no livro Canto dos Malditos, de Austregésilo Carrano Bueno. Um drama nacional, sob direção de Laís Bodanzky, conta, em seu elenco, com Rodrigo Santoro, Cássia Kiss, Caco Ciocler e Othon Bastos. O destaque aqui vai para a trilha sonora, composta por André Abujamra, misturando Zé Ramalho, Zeca Baleiro, os cantores Décio Rocha, Arnaldo Antunes, Geraldo Azevedo a banda de Rap Zona Proibida e o punk rock da Infierno. Esse é o tipo de filme que fica eternamente relacionado à sua trilha, segundo nossa entrevistada. 


- O Fabuloso Destino de Amelie Poulain (Le fabuleux destin d'Amélie Poulain, 2001): marcou pessoalmente a vida da arquiteta. O filme francês, demonstra em sua trama como pequenas atitudes podem mudar destinos. Dirigido por Jean Pierre Jeunet, o longa foi indicado ao Globo de Ouro na categoria melhor filme estrangeiro e premiado no Festival Internacional de Edimburgo e no Festival de Cinema de Toronto. 



- Billy Elliot (2000): foi o primeiro filme dirigido por Stephen Daldry e conta a história de um menino de 11 anos que supera os preconceitos da sociedade local ao trocar o boxe pelo balé. O drama musical (muito animado) proporciona toda a energia e animação representada pela dança. Segundo a professora, “esse filme acerta em cheio”. 

Cena de Billy Elliot

Na dúvida sobre qual o último nome a ser indicado para essa lista, nossa entrevistada sugere três filmes do cinema alemão. Os exemplares apresentam temas polêmicos envolvendo juventude, injustiças sociais e ativismo: Adeus, Lênin! (Goodbye, Lenin! 2003),  O que fazer em caso de incêndio (Was tun, wenn's brennt? 2001) e Os Educadores (Edukators, 2004).

Edukators

Nenhum comentário:

Postar um comentário