terça-feira, 18 de dezembro de 2012

AS QUE RISCARAM A BOLACHA: TOP 10 DE 2012

Por Leonardo de Carvalho Prozczinski 

Lá vem o Sines, dando seus últimos suspiros em 2012 – e quiçá no mundo. Sendo assim, o alarde está feito e apresento – depois de muito pensar, ouvir & reouvir – as dez “tracks mais mais” deste ano quem sabe apocalíptico. A lista é completamente imune à imparcialidade. 

Menos é mais: The Black Keys

The Black Keys – Lonely Boy: tendo tudo para ser a melhor música de 2012, Lonely Boy e seu videoclipe viral fizeram a dupla de rock The Black Keys estourar e empilhar fãs por onde passaram.




Grimes – Oblivion: entre gritinhos, sussurros e gemidos, Grimes conquistou tanto pela música, quanto pelo clipe, que foi gravado meio que no improviso durante dois eventos em Montreal. Não é à toa que a mocinha é musa do Sines nesta última etapa.

Mystery Jets – Someone Purer: de dar arrepios a cada audição, o refrão “give me rock n’ roll” aliado de “OoOos” e um ritmo suave faz de Someone Purer a obra prima dos Jets em 2012.

Alabama Shakes – Hold On: buscando nos anos 60 & 70, o Alabama Shakes traz em Hold On um pouco do que estas duas décadas nos deram: blues, soul, funky e R&B. Impossível não gostar da entonação de Brittany Howard.

 


The Lumineers – Ho Hey: fazendo a linha folk-rock, Ho Hey apresentou o trabalho do grupo The Lumineers munida de violão, tambor, palmas e um coro “bonitinho”.

Ladyhawke – Girl Like Me: psicodélica & insana, Ladyhawke voltou com tudo em 2012, abusando de guitarras, teclados e sintetizadores, fazendo uso de Girl Like Me para abrir o álbum Anxiety com as garras à mostra.

Two Door Cinema Club – Someday: recentemente citados aqui no Sines, o TDCC apresenta em Someday uma energia singular, além de uma bela composição, fazendo-os entrar nessa lista tão bem conceituada em tão pouco tempo.

Japandroids – The Night Of Wine And Roses: o ano foi das duplas, pelo menos para o rock. Tal qual o The Black Keys, o Japandroids faz a linha básica do rock: voz, guitarra e bateria. A faixa de abertura de Celebration Rock não poderia ser melhor e mais viva.

Fun. – We Are Young: encerrando as beldades de 2012, We Are Young, tão cansada e decorada, arrepia até os que a desconhecem. Visivelmente uma das melhores produções desse ano tão escasso. Uma estrela dourada para Janelle Monáe, que fez um verso singelo dar um brilho único à música.

Of Monsters And Men – Little Talks: escapando um pouco de 2012, a menção honrosa desta lista fica com a indie/folk Little Talks, que concilia incrivelmente as vozes de Nanna Hilmarsdóttir e Ragnar Pórhallson em um clima alegre & dançante embalado por “HEYs”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário