terça-feira, 18 de dezembro de 2012

É HORA DE DAR TCHAU


Por Yan Kaue Brasil 

Com clima de fim, despedida, adeusinho & chororô, Sines dá tapinha nas costas e diz tchau; adeus; até a não-volta. Porém-entretanto-todavia-sobretudo, tem top (less) 10 de finaleira, coisa rápida, sem gaguejo, pelo ían: eu. 

10 Robyn – Call Your Girlfriend: não é 2012, muito menos 2011, é 2010, porém Robyn é interdiscurso do Sines e, sobretudo, dona de um dos álbuns pops mais elogiados dos últimos tempos. Pra lá de empolgante, Call Your Girlfriend é de vestir o maiô e o creeper e dançar com a família na boate. 



09 Goldfrapp – Melancholy Sky: o duo Goldfrapp lançou nesse ano o disco The Singles (2012), uma compilação com todos os seus singles, além de duas novas músicas. Uma delas é Melancholy Sky: música de clima leve, quase orquestral, que chega a um clímax nostálgico em seus coros. 

08 Two Doors Cinema Club – Sun: banda de indie rock britânica que, em 2012, lançou o álbum Beacon (2012) e Sun é um de seus singles. Sun é dançante, com guitarra estridente e coro (& dancinha) contagiante. 

07 The Vaccines – I Always Knew: single do álbum Come Of Age (2012), I Always Knew é nostálgica e empolgante, com uma pegada juvenil viciante. 

06 Fiona Apple – Every Single Night: após seis anos, Fiona apresenta seu novo álbum, The Idler Wheel Is Wiser Than the Driver of the Screw and Whipping Cords Will Serve You More Than Ropes Will Ever Do (2012), cheio de sensibilidade confessional, porém com uma abordagem amadurecida. Every Single Night é densa, com direito a rugidos e doçuras. 

05 Patti Smith – Amerigo: Banga (2012), última álbum da poetiza e musicista Patti Smith, foi adorado pela crítica. Amerigo, em especial, carrega essa veia poética de Patti, com questionamentos e despedidas. 

04 The XX – Chained: Coexist (2012) é o ultimo álbum da banda The XX, no maior clima dias-cinzas-&-cafés. Chained, a faixa-single não se dispersa: é banzo, modesta, reflexiva - o que o Prozczinski chamaria de “beleza silenciosa”. 

03 Amanda Palmer – The Killing Type: com a ajuda de seus fãs, Amanda Palmer arrecadou mais de 1 milhão de dólares a produção de seu novo álbum, Theatre is Evil (2012), sendo The Killing Type o single. A faixa tem um pegada rock n’ roll crua e agressiva.




02 Muse – Madness: a banda britânica, que permeia o progressivo e o alternativo, lança em 2012 o álbum The 2nd Law (2012), sendo Madness um dos singles lançados. A faixa pode ser considerada uma das mais bem sucedidas do álbum: um jogo de vibrações sobre (não-) liberdade e reconciliações. 

01 Grimes – Genesis: a canadense Claire Boucher ganhou meu S2 em Visions (2012), seu último álbum. Uma mistura coesa de diversão, alucinação & sobreposição. Genesis, sobretudo no clipe, apresenta essas características: é dançante, empolgante, com direito a gritos, sussurros e coreografia bizarra.

2 comentários: