sexta-feira, 8 de outubro de 2010

As cidades, os distritos

Por Elton Piran, acadêmico de História da UFFS-Erechim e participante-entusiasta do "Sinestésicos"

"Distrito 9" (2009), filme produzido por Peter Jackson e pelo diretor Neill Blomkamp, apresenta aos expectadores uma história de ficção científica com qualidade e realismo impactante, graças a uma montagem e a uma fotografia documental. O filme reflete sobre as dificuldades de  aceitar e de conviver com as diferenças, exibindo um mundo no qual os alienígenas aterrissaram na Terra mas acabaram "presos", povoando então uma grande área nos subúrbios de Johannesburg, o "Distrito 9" - favela alienígena onde todas as mazelas estão presentes.

Cena de "Distrito 9"

Esta produção rompe com a ideia cara ao cinema norte-americano, que apresenta extraterrestres que invadem o Planeta Terra e normalmente escolhem as populações americanas/européias/ocidentais para serem adversárias. Neste trabalho, diferentemente, a nave mãe tem origem em um planeta não identificado e posiciona-se pacificamente no alto de Johanesburgo, cidade metrópole da África do Sul.

Diante da estranha situação, as autoridades decidem concentrar estes seres por imposição em  um local  - o denominado Distrito 9. É neste ambiente que vivem de forma precária os seres “inferiores”, os extraterrestres chamados pelos terráqueos de "camarões". Entretanto, esses "camarões" detém um poder bélico: armas ultra-potentes movidas pelo seu DNA.

Explorados como cobaias pela indústria bélica com objetivo de lucrar sobre a produção de armas, aos "camarões" têm um destino muito próximo daqueles que estão alijados do poder. No entanto, a narrativa de exploração toma outros rumos quando um dos funcionários humanos se envolve numa "mutação" e oferece o vislumbre de uma revolução.

Esnobado pela indústria cinematográfica - já de início o "Distrito 9" forjou-se com os restos da produção de "Halo" - , a ficção científica traz elenco afiado, com destaque para o protagonista, o sul -africano Sharlto Cope,  e uma decisiva crítica social que  proporciona momentos de reflexão a respeito das diferenças culturais e do preconceito que ainda permeiam o mundo (e os mundos) contemporâneos.

  Distrito 9 - Trailer

Um comentário: