sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Contra quem?

Em 2007, um grupo nova-iorquino de nome debochado, o "Vampire Weekend", lançava o primeiro EP, de nome homônimo. Não muito mais tarde, em 2008, o primeiro álbum completo - ainda homônimo - aparecia, definido pelos integrandes da banda como rock de Soweto - o que, trocando em miúdos, seria uma mistura de rock à Strokes e batidas africanas edulcoradas.



Simulacros à parte, o cd de estréia era peremptoriamente otimista, cheio de composições de andamento lépido e produções que realmente se aproximavam da batida tribal. Não é necessário esforço para sair cantarolando as letras de "Campus" ou "One" - "Blake's got a new faceeeeeeeee", repetida em coros afro.

Esse ano, então, eis que aparece o "Contra", o novo álbum dos garotos. Guardando o frescor do primeiro, o disco consegue um aprimoramento na produção, apostando ainda na miscelânea rock-pop-tribal. Porém, se reserva ao direito de uma faixa à balada, justamente a que nomeia o cd:  "I think u r contra". É nessa musiquinha sem muitas pretensões que se lê o recado dos "vampiros": acertos  precisos nos vocais, aventuras quase-progressivas no andamento e no movimento da música, com pitadas de uma orquestração sempre no porvir...

Outro desses álbuns pra deixar a vitrola satisfeita ( é pra correr ouvir "Cousins" e "Orchada") e o sujeito cantarolando, alegrinho.


Vampire Weekend - iTunes

Vampire Weekend - MySpace

Vampire Weekend - Cousins










Em tempo: um amigo caro do "Sinestésicos" diria que eles apenas copiam o "Sigor Rós" - Contra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário