Por Mateus Moreno Sá
O Grito Rock, primeiro festival nacional de música, que pousou em Erechim no dia dez de março, marca o início de um novo ciclo cultural na cidade. Desde meados de 2009, essa cena vem se fortalecendo entre os meios culturais que abrangem diversas formas de manifestações artísticas, tendo como linha de frente a música.
O festival em questão foi organizado pelo Ruído Coletivo, o mesmo que há cinco anos fazia os primeiros festivais de rock sem compromisso. Atualmente, o Ruído está em vínculo direto com o Circuito Fora do Eixo, um movimento nacional de cultura cuja ideologia faz jus ao nome. Ano passado, trouxeram bandas como parte de uma turnê: Humanish, uma espécie de rock com pitadas jazzísticas, indie, new wave, principalmente regada ao som de Morphine; Aeromoças e Tenistas Russas, de influências da música experimental e instrumental; e Nevilton, que recentemente ganhou o Premio Multishow com seu rock alternativo em formato Power trio. Todas as bandas tiveram seu trabalho lançado recentemente, porém, voltadas a um pequeno público.
![]() |
Grito Rock, por Gustavo Camargo |
![]() |
Grito Rock, por Gustavo Camargo |
O principal representante do Ruído Coletivo, organizador do festival na cidade de Erechim, Vinícius Tomasi, vulgo Nício, nos confessa a sua felicidade em ver o evento “bombando” na íntegra. Ele ressalta a importância do intercâmbio cultural entre bandas, pessoas e gêneros. Para Vinícius, o Festival foi de extrema importância para a cena erechinense: “antes era amador e hoje existe uma evolução”. Ele ainda afirma que uma das melhores coisas que aconteceram em Erechim foi a chegada da Universidade Federal. Ele ainda fala da importância de outros Festivais, como o do Sinestésicos, de 2010, e explicou que o Ruído está agora tentando abranger as outras artes, num circuito artístico integrado.
Nesta primeira edição do festival, estavam presentes cinco bandas de estilos diferentes: Nueva, Leaf, Jimmy Dog, a KingSlayer e Ventura - as duas últimas destacadas pela atitude e originalidade. O Grito Rock foi um sucesso em sua primeira edição, apesar de terem ocorrido alguns imprevistos. O festival, de todo modo, fortifica mais o cenário da cultura erechinense, que se reergue. Outros Gritos virão, e mais festivais na cidade surgirão. Estamos em um começo, em um promissor começo.
![]() |
Grito Rock, por Gustavo Camargo |
Aeromoças e Tenistas Russas - http://aeromocas.tnb.art.br/
Humanish - http://www.myspace.com/humanishrock
Nevilton - http://www.myspace.com/nevilton
Kingslayer - http://kingslayer.tnb.art.br/
Ventura - http://ventura.tnb.art.br/
LEGAL...FORÇA AE, AGITEM AÍ Q EU FAÇO O MEU AQUI, UM DIA JUNTOS!!
ResponderExcluirABS...
Grito ROCK movimentou a cena em ErechiM!!!!
ResponderExcluirParabéns Ruido, Vini e rapaziada responsável pelo evento!
Grande Abraçoo