Por Leonardo Prozczinski
As frustrações amorosas e as limitações de uma jovem artista descobrindo as complicações da vida foram os principais estímulos para que a sueca Lykke Li lançasse seu primeiro álbum, Youth Novels, em 2008. Mantendo a suavidade da voz de uma garotinha, com leves provocações, o disco transcorre em diferentes tons: primeiro a artista demonstra felicidade com o amor; depois diz estar deixando-o para trás, e, por fim, chora as mágoas de algo que partiu e ela espera retornar. Mais tarde, em 2010, o curta Solarium, dirigido por Moses Berkson, traria Li no deserto enterrando espelhos, buscando a sua verdadeira identidade.
Em 2009, a cantora teve participação no primeiro álbum do N.A.S.A., The Spirit of Apollo, junto com Santigold e Kanye West, com quem mais tarde gravaria Gifted. Na ocasião, West comentou não entender o porquê de Lykke não ser uma artista maior. A sueca também foi parar no cinema, onde teve a sua música Possibility usada na trilha do filme Lua Nova. Li também participou de uma campanha da Levi’s e teve sua faixa Little Bit usada em um comercial da Victoria’s Secret.
Com tantas reviravoltas, nada poderia ser mais normal do que uma mudança no seu estilo, algo facilmente perceptível no seu segundo álbum, Wounded Rhymes, de 2011, onde se pode observar uma voz segura, mais forte do que em Youth Novels. Li, juntamente com suas composições, finalmente tinha amadurecido. A Pitchfork reconheceu que a cantora deixou de lado o drama de Youth Novels e revelou-se surpreendente, poderosa, capaz de aproveitar o seu sofrimento e sua felicidade para amplificar sua voz.
Em Wounded Rhymes, a sueca vai do céu ao inferno com as variações de ritmos, sempre mantendo os sintetizadores ao fundo. O álbum exibe um contraste cintilante entre a fantasia e a realidade, o poderoso e o vulnerável, o ritmo e a melodia. Para a produção do disco a cantora viajou a Los Angeles, passando um bom tempo no deserto buscando inspiração. Músicas como Youth Knows No Pain, Sadness is a Blessing, I Follow Rivers, Love Out of Lust e Get Some demonstram as grandes variações de ritmos. Porém, é em I Know Places que a genialidade da artista fica mais evidente. Acompanhada apenas por um violão, demonstra total domínio de sua voz em todos os tons. Resta saber agora como ela irá lidar com seu sucesso e esperar para ver como irá surpreender, novamente.
Lykke Li - iTunes
Lykke Li - Facebook
Lykke Li - Official Website
Nenhum comentário:
Postar um comentário