Por Leonardo de Carvalho Prozczinski
O Sinestésicos traz, hoje, para iniciar uma espécie de Chá das Cinco com o pessoal da UFFS - e arredores - em forma de Playlist, a conversa com o professor Jerzy Brzozowski, do curso de Filosofia, da UFFS Erechim. Fã confesso do estilo folk, Jerzy diz gostar do folk americano e celta. Estas são as faixas (e bandas) que mais rodam em sua vitrola:
Fleet Foxes - Sim Sala Bim e Tiger Mountain Peasant Song (do primeiro álbum): o Fleet Foxes lançou em 2011 seu segundo álbum, Helplessness Blues. Tido pela Pitchfork como "profundo, complexo e intrigante", o disco conta com um vocal reverberado, backing vocal hipnótico e transcorre suas faixas de forma coesa.
Matthew and The Atlas - Come out of The Woods: também pelo lado americano do folk, o grupo menos badalado Matthew and The Atlas é liderado pelo vocal rouco de Matthew Hegarty, que casa perfeitamente com os banjos, percussão e claps envoltos na voz mais delicada de Lindsay West. A banda ilustra o pensamento do professor Jerzy, quando fala que "na cena folk há uma valorização da sinceridade, do virtuosismo e das produções despretensiosas".
Blowzabella - Origin of The World: originário do Reino Unido, o Blowzabella é a imagem do folk celta. Em seu álbum Wall of Sound, fizeram uma verdadeira parede de som através de complexas interações melódicas entre gaitas de fole e sanfonas. Com muitos discos na bagagem, um chama atenção por dois motivos: Pringa Frenzy é o único CD ao vivo do grupo e, pasmem, foi gravado em uma turnê no Brasil.
Snaarmaarwaar - Phosphor Bronze (álbum): o professor da UFFS também mencionou o último álbum do grupo belga Snaarmaarwaar como um de seus favoritos. A banda, assim como o Blowzabella, tem como característica o estilo folk celta. Phosphor Bronze, de 2011, exibe uma melodia sutil e emocionante. O nome faz referência ao material utilizado apenas nas melhores cordas para instrumentos.
Jerzy também tem o costume de ouvir podcasts como The D6 Generation (sobre jogos de tabuleiro), Sidebar Nation (sobre ilustração) e Writing Excuses (sobre escrita e ficção). Além disso, lembrou que, em breve, a UFFS também terá seu próprio podcast, o Res Cogitans, que tratará sobre a ciência e suas representações na filosofia, história e arte.
Jerzy Brzozowski – Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário