segunda-feira, 4 de junho de 2012

ALTERNATIVOS EM FRANCÊS E INGLÊS

Por Mateus Moreno Sá

O Sines, como sempre ligadaço nos new sounds of universe, deu uma espiada como anda o comércio de discos no Canadá, segundo o chart alternativo de 3 de junho do iTunes.
Eis aqui o ice cream.

1. My Head Is an Animal - Of Monsters and Men
O conjunto de indie folk da terra do Sigur Rós lança seu primeiro trabalho, ganhando primeiro lugar em diversas paradas. Uma sonoridade intimista do frio dos mares do norte, em partes de seu álbum. Elementos de Belle & Sebastian ficam claros.





2 . Some Nights - Fun.
A tão falada “diversão” domina os charts. Sua popularidade é tamanha devido ao clipe de We Are Young com a participação de Janelle Monáe. A banda bebe da fonte do lirismo do Queen, e da perfeita vocalização de Freddie Mercury.




3. Valtari - Sigur Rós
Os islandeses que não temem cantar em sua língua natural, com seu experimentalismo nórdico aliado ao lirismo, encanta os espíritos "introspectivos & filósofos".

4. Here - Edward Sharpe & the Magnetic Zeros
O conjunto americano que mistura folk,com gospel e rock entra no eixo de bandas indie que buscam uma sonoridade mais “natural”, como Mumford and Sons e Beirut.

5. Adventures in Your Own Backyard - Patrick Watson
Watson não fica tão longe do folk, e nada na mesma linha de Jeff Buckley e Rufus Wainwright.

6. What We Saw from the Cheap Seats (Deluxe Version) - Regina Spektor
A pianista russa lança seu novo álbum, ganhando certo destaque entre os 10 mais do mundo todo. Com qualidade, que encanta mais que muitas menininhas alternativas, Spector merece as vendas e terá post aqui no Sines.

7. Blunderbuss - Jack White
O elétrico Jack. O cara que não para de produzir. Mundo do rock, diferentes texturas, hard ao folk, indeterminado. Artista de Sobre Cigarros e Cafés, integrante de uma das maiores bandas dos últimos tempos, The White Stripes, apresenta seu primeiro trabalho solo, com timbres de piano Wurlitzer, e guitarras gordas - do qual o Sines já falou.


8. Making Mirrors - Gotye
Gotye lembra um pouco do genial Beck, em termos de experimentação de timbres e de instrumentos inusitados. Já virou arroz de festa dos charts mundias e um pouco cansativo.

9. El Camino - The Black Keys
Um dos melhores discos do século XXI, as “teclas pretas” lançam, sobre a produção de Danger Mouse (Gnarls Barkley), o bombástico rock embalado por nuances de blues, dance & soul. A contraposição dos timbres de guitarras com Overdrive e de Minimoogs e sintetizadores diversos combina, criando o clima das músicas.




10. Boys & Girls - Alabama Shakes
A garotada do Alabama permanece firme nos charts, com seu álbum recheado de ares do Delta do Mississipi, com soul & pegada. O álbum de debut é marcante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário